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segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Vantagens e Desvantagens da certificação PMP


Vantagens e Desvantagens da certificação PMP


Normalmente certificações, de uma forma geral, são assuntos um pouco polêmicos, pois existem muitos profissionais certificados que possuem competências contestáveis e profissionais não certificados que possuem uma vasta experiência em determinada área de atuação, tornando-os verdadeiros “gurus”. Daí vem à pergunta, o que exatamente uma certificação PMP pode agregar a um gerente de projeto?

Vou começar citando algumas vantagens que vejo sobre a certificação PMP:

1 – Diferencial na contratação

                No caso de um “empate” entre dois profissionais concorrendo à mesma vaga de emprego, por exemplo, existe uma forte tendência para que o recrutador selecione o profissional certificado. Pois a certificação serve como prova que o candidato foi ao menos competente para se dedicar aos estudos para se certificar. É claro que isso não é uma regra, existem muitas variáveis envolvidas nesse assunto.

2 – Conhecimentos técnicos

                Sou certificado por alguns outros órgãos na indústria de TI e de todas as certificações que eu já fiz até o momento, eu considero a PMP a mais “inteligente”. A certificação PMP não testa apenas seu conhecimento “o que é? o que é?”, ela te insere dentro de verdadeiros problemas e pergunta como você faria para resolvê-los. Logo, você pode ter certeza que um gerente de projetos PMP sabe ao menos, como resolver problemas de comunicação; realizar análise de riscos; interagir com os stakeholders; trabalhar com contratos etc. Obviamente que o gerente em questão pode nunca ter utilizado determinadas técnicas, mas com certeza ele as conhece.

3 – Participação em licitações

                Para algumas empresas é extremamente importante manter o maior número de profissionais certificados possível, pois existem licitações que possuem como pré-requisitos um determinado número de professionais certificados. Geralmente em empresas que concorrem à licitações, os profissionais certificados possuem uma importância a mais.      
         

4 – Experiência comprovadas

                A certificação PMP traz consigo outra garantia ao profissional certificado: A experiência comprovada! Para se certificar, o candidato precisa comprovar experiência em gerenciamentos de projetos, o que acaba servindo como uma garantia para as empresas que contratam gerentes de projeto certificados PMP. Para ser um PMP você precisa comprovar minimamente 4.500 de experiência com gerenciamento de projetos. Mais detalhes em: http://www.pmi.org/en/Certification/Project-Management-Professional-PMP.aspx.

5 – Possibilidades de maiores remunerações

                De acordo com uma pesquisa realizada pelo PMI em 2011, nos Estados Unidos, o profissionais certificados conseguem obter US$  14.500 de salário a mais comparado com profissionais não certificados. Íntegra da matéria: http://www.pmi.org/passport/mar12/salary-survey.htm.

6 – Manutenção dos conhecimentos

                A empolgante mensagem “Congratulations” ao final da prova de certificação PMP não é o fim da batalha para um gerente de projetos que deseja continuar certificado. É apenas o começo!
Para manter sua certificação, o gerente de projetos deverá obter 60 PDUs (Professional Development Units) de três em três anos. PDU é uma unidade de medida criada pelo PMI com o objetivo de mensurar as atividades de desenvolvimento profissional que o gerente de projetos venha a participar. Existem eventos que lhe dão o direito de acumular um determinado número de PDUs, por exemplo, palestras, Cursos autorizados e até mesmo leitura de livros (mais detalhes em: http://www.pmi.org/Certification/Maintain-Your-Credential.aspx). Sendo assim, pode-se concluir que um profissional certificado PMP estará disposto a investir mais algumas horas de sua vida em estudos e novas qualificações.

7 – Networking

                É muito comum que os profissionais certificados façam parte de uma rede de relacionamentos onde geralmente participam gerentes de projetos experientes e afins. Essas redes geralmente são formadas com o foco nos estudos para a certificação PMP e com o tempo acabam se tornando também um canal para discussões sobre a disciplina de gerenciamento de projetos como um todo. Logo, é muito comum que os gerentes de projetos PMP sejam pessoas com um bom networking.

É claro que existem também algumas desvantagens:

1 – A certificação PMP não irá fazer com que seu salário multiplique automaticamente;


2 – A certificação PMP por si só não irá lhe tornar um excelente profissional.


Resumindo, a certificação PMP é uma certificação muito bem vista pelo mercado, porém somente ela não irá lhe trazer benefícios diretos. Você precisa aliar sua experiência profissional, acadêmica, valores, profissionais e pessoais à sua certificação.

Alan Azevedo, PMP, ITIL

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