Vantagens e Desvantagens da certificação PMP
Normalmente
certificações, de uma forma geral, são assuntos um pouco polêmicos, pois
existem muitos profissionais certificados que possuem competências contestáveis
e profissionais não certificados que possuem uma vasta experiência em
determinada área de atuação, tornando-os verdadeiros “gurus”. Daí vem à
pergunta, o que exatamente uma certificação PMP pode agregar a um gerente de
projeto?
Vou começar citando algumas
vantagens que vejo sobre a certificação PMP:
1 – Diferencial na contratação
No
caso de um “empate” entre dois profissionais concorrendo à mesma vaga de
emprego, por exemplo, existe uma forte tendência para que o recrutador
selecione o profissional certificado. Pois a certificação serve como prova que
o candidato foi ao menos competente para se dedicar aos estudos para se
certificar. É claro que isso não é uma regra, existem muitas variáveis
envolvidas nesse assunto.
2 – Conhecimentos técnicos
Sou
certificado por alguns outros órgãos na indústria de TI e de todas as
certificações que eu já fiz até o momento, eu considero a PMP a mais “inteligente”.
A certificação PMP não testa apenas seu conhecimento “o que é? o que é?”, ela
te insere dentro de verdadeiros problemas e pergunta como você faria para
resolvê-los. Logo, você pode ter certeza que um gerente de projetos PMP sabe ao
menos, como resolver problemas de comunicação; realizar análise de riscos;
interagir com os stakeholders; trabalhar com contratos etc. Obviamente que o
gerente em questão pode nunca ter utilizado determinadas técnicas, mas com
certeza ele as conhece.
3 – Participação em licitações
Para
algumas empresas é extremamente importante manter o maior número de
profissionais certificados possível, pois existem licitações que possuem como pré-requisitos
um determinado número de professionais certificados. Geralmente em empresas que
concorrem à licitações, os profissionais certificados possuem uma importância a
mais.
4 – Experiência comprovadas
A
certificação PMP traz consigo outra garantia ao profissional certificado: A
experiência comprovada! Para se certificar, o candidato precisa comprovar
experiência em gerenciamentos de projetos, o que acaba servindo como uma
garantia para as empresas que contratam gerentes de projeto certificados PMP.
Para ser um PMP você precisa comprovar minimamente 4.500 de experiência com
gerenciamento de projetos. Mais detalhes em: http://www.pmi.org/en/Certification/Project-Management-Professional-PMP.aspx.
5 – Possibilidades de maiores remunerações
De
acordo com uma pesquisa realizada pelo PMI em 2011, nos Estados Unidos, o
profissionais certificados conseguem obter US$
14.500 de salário a mais comparado com profissionais não certificados.
Íntegra da matéria: http://www.pmi.org/passport/mar12/salary-survey.htm.
6 – Manutenção dos conhecimentos
A
empolgante mensagem “Congratulations” ao final da prova de certificação PMP não
é o fim da batalha para um gerente de projetos que deseja continuar
certificado. É apenas o começo!
Para manter
sua certificação, o gerente de projetos deverá obter 60 PDUs (Professional
Development Units) de três em três anos. PDU é uma unidade de medida criada
pelo PMI com o objetivo de mensurar as atividades de desenvolvimento
profissional que o gerente de projetos venha a participar. Existem eventos que
lhe dão o direito de acumular um determinado número de PDUs, por exemplo,
palestras, Cursos autorizados e até mesmo leitura de livros (mais detalhes em: http://www.pmi.org/Certification/Maintain-Your-Credential.aspx).
Sendo assim, pode-se concluir que um profissional certificado PMP estará
disposto a investir mais algumas horas de sua vida em estudos e novas qualificações.
7 – Networking
É
muito comum que os profissionais certificados façam parte de uma rede de relacionamentos
onde geralmente participam gerentes de projetos experientes e afins. Essas
redes geralmente são formadas com o foco nos estudos para a certificação PMP e
com o tempo acabam se tornando também um canal para discussões sobre a
disciplina de gerenciamento de projetos como um todo. Logo, é muito comum que
os gerentes de projetos PMP sejam pessoas com um bom networking.
É claro que existem também algumas
desvantagens:
1 – A certificação PMP não irá fazer com que seu salário multiplique automaticamente;
2 – A certificação PMP por si só não irá lhe tornar um excelente profissional.
Resumindo, a certificação PMP é
uma certificação muito bem vista pelo mercado, porém somente ela não irá lhe
trazer benefícios diretos. Você precisa aliar sua experiência profissional,
acadêmica, valores, profissionais e pessoais à sua certificação.
Alan Azevedo, PMP, ITIL
Alan Azevedo, PMP, ITIL
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